Anatomia e Fisiologia Cardiovascular

Sistema Cardiovascular



O aparelho cardiovascular, ou sistema cardiocirculatório, tem a responsabilidade de fazer chegar o sangue a todos os tecidos do corpo, proporcionando-lhes o oxigénio e os nutrientes necessários para o seu metabolismo, e seu motor central é o coração.

O coração tem como função bombear o sangue para todos os tecidos do corpo, impulsionando ritmicamente o sangue, rico em oxigénio e em nutrientes, através de uma vasta rede de vasos sanguíneos que, por sua vez, chegam a todo o organismo.


Anatomia Cardíaca

  • Posição: O coração é um órgão oco de paredes musculosas, situado no centro do tórax, entre os dois pulmões e por trás do osso esterno, num espaço denominado mediastino.
  • Tamanho: O tamanho do coração corresponde aproximadamente ao da mão fechada da própria pessoa - porém, pode variar segundo a idade, o sexo, as características físicas e até os hábitos de vida de cada um, sendo um pouco maior nos homens, mas possui em geral 12 cm nos adultos (8 - 9 cm base, 6cm àpice).
  • Peso: Em média, o coração pesa cerca de 280 a 340g nos homens e cerca de 240 a 280g nas mulheres.
  • O coração é formado por:
Pericárdio: Membrana fibroserosa que envolve o coração.
O pericárdio é constituído de uma dupla membrana que envolve o coração. A camada externa (Pericárdio Fibroso) é mais fibrosa e a camada interna (Pericárdio Seroso) formada por uma membrana serosa, que se divide em pericárdio parietal, constituído por uma camada densa de feixes colagenos (possui contato direto com o pericárdio fibroso), e pericárdio visceral, mais interna, também chamado de epicárdio.Entre estas duas camadas existe uma cavidade virtual, a cavidade do pericárdio, com uma quantidade de líquido apenas o suficiente para umedece-las.

Miocárdio: É a camada intermédia, ou seja, o músculo cardíaco a que corresponde a maioria da espessura da parede do coração. Este tecido é formado por inúmeras estruturas de fibras musculares estriadas, semelhantes às que constituem os músculos esqueléticos, mas que ao contrário destas não são controladas pela vontade

Endocárdio: Camada mais interna, consiste uma fina e delicada túnica de tecido epitelial que reveste por completo as aurículas, os ventrículos e as válvulas cardíacas.


Estrutura interna


O coração é dividido verticalmente por um septo de tecido muscular, em duas metades, direita e esquerda, normalmente incomunicáveis entre si . Cada metade é formada de duas câmaras: um àtrio (superior) e um ventrículo (inferior).  Os àtrios e ventrículos comunicam-se entre si através das valvas atrioventriculares.

Valvas cardíacas

Entre os àtrios e ventrículos existem válvulas, a tricúspide do lado direito, e a bicúspide do lado esquerdo. Estas válvulas abrem-se em direção dos ventrículos, durante a contração dos àtrios. Estas vávulas são denominadas atrioventriculares, por promoverem a comunicação entre àtrios e ventriculos, porém no coração existem também as válvulas semilunares, presentes nas artérias aorta e pulmonar. A função das vávulas é impedir o refluxo sanguíneo durante a contração do coração.
No átrio direito chegam as veias cava superior e inferior, e no esquerdo, as quatro veias pulmonares. Do ventrículo direito sai a artéria pulmonar e do ventrículo esquerdo sai a artéria aorta.


Sons Cardíacos


 O fechamento das válvulas cardíacas, bem como o impacto do sangue em diversas estruturas cardíacas e nos grandes vasos, produz sons específicos, denominados bulhas. As vibrações são depois propagadas às paredes do torax e podem ser auscultadas através de um estetoscópio, permitindo a obtenção de um conjunto de informações importantes sobre a condição do coração.
Em adultos saudáveis, existem geralmente dois sons do coração normais que ocorrem em sequência com cada batida do coração. Eles são a primeira bulha cardíaca ou primeiro som cardíaco (B1 ou S1) e a segunda bulha cardíaca ou segundo som cardíaco (B2 ou S2), produzidos pelo fechamento das valvas atrioventriculares e valvas semilunares respectivamente. Além destes sons normais, mais dois sons podem estar presentes (comummente referidos de extra-sons), a terceira bulha cardíaca ou terceiro som cardíaco (B3 ou S3), decorre da redução brusca da velocidade do fluxo dos átrios para os ventrículos, no período de enchimento lento ventricular, e a quarta bulha cardíaca ou quarto som cardíaco (B4 ou S4), é um som baixo que ocorre no final da diástole, ou na pré-sístole, decorrente da contração atrial.




Pontos de ausculta cardíaca

A ausculta cardíaca é realizada em quatro pontos específicos, denominados focos, que são:

* Foco aórtico, localizado na extremidade esternal do 2º espaço intercostal direito, junto à borda esternal.


* Foco pulmonar, localizado na extremidade esternal do 2º espaço intercostal esquerdo, junto à borda esternal.


* Foco mitral, localizado na sede do “íctus cordis”, ou seja, no 4º e 5º espaço intercostal esquerdo entre a linha mamilar e para- esternal, cerca de 8 cm da linha mediana anterior.


* Foco tricúspide, localizado no segmento inferior do esterno, junto à base do apêndice xifóide.






Estrutura do Músculo Cardíaco

O coração é formado por três tipos principais de músculos:


Atrial, contrai de forma parecida com o músculo estriado, mas a duração de contração é maior.

Ventricular, contrai de forma parecida com o músculo estriado, mas a duração de contração é maior.

Fibras musculares excitatórias e condutoras,  contraem-se muito fracamente, pois elas apresentam poucas fibras contráteis. Elas se especializaram na ritmicidade e na propagação, formando um sistema excitatório que controla a ritmicidade e a contração cardíaca.
Abaixo há uma imagem histológica típica do músculo cardíaco, mostrando as fibras musculares cardíacas formando uma treliça, com essas fibras se dividindo, voltando a se juntar e, novamente, se separando. Nota-se, imediatamente, nessa figura, que o músculo cardíaco é estriado, como o músculo esquelético típico. Além disso, o músculo cardíaco contém típicas miofibrilas, formadas por filamentos de actina e miosina quase idênticos aos encontrados no músculo esquelético; esses filamentos se interdigitam e deslizam uns sobre os outros, da mesma forma como o fazem no músculo esquelético.
  Corte histológico de músculo cardíaco. Notar em destaque os discos intercalares. Coloração HE.

Os discos intercalares apresentam-se como junções íntimas de membranas celulares, que apresentam uma resistência elétrica cerca de 1/400 daquela observada na membrana celular externa da fibra muscular. Sendo assim, por serem junções comunicantes entre fibras musculares cardíacas contínuas, os discos intercalares
permitem a difusão quase que totalmente livre de íons, permitindo que um potencial de ação trafegue, de uma célula para outra, com uma restrição muito pequena.

Desta forma, o músculo cardíaco pode ser considerado um grande sincício (conjunto de células que se fundem, perdendo parte de sua membrana, e formando uma única massa citoplasmática multinucleada), onde as fibras musculares encontram-se interconectadas por discos intercalares, que promovem a propagação do potencial de ação por toda a treliça de intercomunicações.
Na verdade, no coração, vão ser encontrados 2 sincícios: um atrial e outro ventricular. Esta divisão ocorre, pois, entre o átrio e o ventrículo, há um tecido fibroso que circunda as aberturas das válvulas atrioventriculares (A-V). Há um sistema especializado na condução átrio-ventricular que é o chamado feixe A-V.
A divisão em sincício atrial e ventricular permite que o átrio se contraia antes do ventrículo, fator fundamental para o funcionamento da bomba cardíaca.

posted under |

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Blogumulus by Roy Tanck and Amanda Fazani

Seguidores

    Assine o Feed do Fisiando

Recent Comments